terça-feira, 5 de julho de 2011

Jogos Didáticos

- O que é, e do que se trata?

É um jogo educativo que tem o objetivo de ensinar os jogadores partindo de um conhecimento prévio, ou seja, aquilo que os jogadores já conhecem, aliando a função lúdica com a função educativa.

- Para que serve?

O jogo didático é aquele fabricado com o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens,diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico e utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos, sendo uma alternativa para se melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem.
Mediante o jogo didático, vários objetivos podem ser atingidos, relacionados à cognição; afeição; socialização; motivação e criatividade.

- Por que isso é importante e/ou necessário ser estudado?

O jogo didático é importante porque facilita a compreensão do conteúdo  de forma motivadora e divertida, resultando em um aprendizado significativo.

- Como, onde e quando se estudar?

Os jogos didáticos são elaborados mediante conteúdos específicos, tendo como público alvo os alunos. Neste sentido,constitui-se em um importante recurso  para o professor ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecendo a apropriação de conceitos e atender às características da adolescência.

Um comentário:

  1. Ola Manoel. Muito bom seu blog. Com certeza será um referencial para muitos profissionais da educação. Continue... abraço, Wélida.

    ResponderExcluir