segunda-feira, 18 de julho de 2011

Falando sobre jogos

Os jogos são caracterizados como um tipo de recurso didático educativo que podem
ser utilizados em momentos distintos como na apresentação de um conteúdo, ilustração
de aspectos relevantes ao conteúdo, avaliação de conteúdos já desenvolvidos e como
revisão ou síntese de conceitos importantes (Cunha, 2004).

Segundo Melo (2005), vários estudos a respeito de atividades lúdicas vem
comprovar que o jogo, além de ser fonte de prazer e descoberta para o aluno é a
tradução do contexto sócio - cultural - histórico refletido na cultura, podendo contribuir
significantemente para o processo de construção do conhecimento do aluno como
mediadores da aprendizagem.
Ao criar ou adaptar um jogo ao conteúdo escolar segundo Borges e Schwarz (2005)
ocorrerá o desenvolvimento de habilidades envolve o indivíduo em todos os aspectos:
cognitivos, emocionais e relacionais. Tem como objetivo torná-lo mais competente na
produção de respostas criativas e eficazes para solucionar os problemas. Ser competente
implica em saber mobilizar de forma criativa e eficaz as habilidades, nas quais os
conhecimentos, valores e atitudes são usados de forma integrada frente às necessidades
impostas pelo meio. As habilidades se constroem e manifestam na ação, a qual se
aprimora pela prática, levando à reconstrução do conhecimento.

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